Serviços

Laringoscopia

Indicações para Laringoscopia

A laringoscopia é um exame realizado com anestesia local, para observar possíveis lesões na boca, laringe e faringe. Normalmente é feito nos gabinetes das consultas e não necessita de internamento.

Nasofibroscopia

Indicações para nasolaringoscopia

A nasofibroscopia é um exame realizado ambulatorialmente, no gabinete da consulta e sem necessidade de internamento, com anestesia tópica, utilizando-se aparelhos flexíveis e/ou rígidos de fibra ótica, monitor de vídeo e um aparelho de vídeo cassete.

Audiometria

Indicações para Audiometria

Audiometria é um exame que avalia a audição quantificando-a em grau e tipo. Quando detecta qualquer anormalidade auditiva permite medir o seu grau e tipo de alteração, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas. Este exame só pode ser realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, pois são estes os profissionais habilitados a orientar corretamente todas as etapas para a realização do procedimento.

Adaptação de Prótese Auditiva

Indicações para Adaptação de Prótese Auditiva

A Otorrinolaringologia e a Fonoaudiologia são as áreas responsáveis pelo processo de indicação, seleção e adaptação de próteses auditivas. Uma prótese auditiva tem a função de amplificar os sons de modo que permita ao indivíduo utilizar seus recursos auditivos de modo efetivo.

Impedanciometria

Indicações para Impedanciometria

A impedanciometria mede a integridade do sistema tímpano-ossicular e do reflexo estapédio. Durante a realização do teste deverá ser posicionada uma pequena sonda, de forma indolor, na entrada do conduto auditivo externo do paciente.

Avaliação Otoneurológica

Indicações para Avaliação Otoneurológica

A avaliação otoneurológica analisa as causas da tontura, sintoma que atinge aproximadamente 10% da população mundial, abrangendo todas as faixas etárias. Muitos pacientes com tontura raramente são diagnosticados de forma apropriada e a causa real do problema não é identificada.

Cirurgia para língua presa

Indicações para Cirurgia para Lingua Presa

A cirurgia para língua presa é um procedimento realizado em crianças de até um ano no próprio consultório médico e após esta idade em centro cirúrgico. A cirurgia consiste na incisão do freio lingual curto quando este é o responsável por alteração na fala. Após o procedimento, o paciente deve ser acompanhado por um fonoaudiólogo.

Cirurgia Para Ronco

Indicações para Cirurgia para Ronco

A cirurgia do ronco é indicada para pacientes com ronco primário (sem a presença de apneia). É realizada em pessoas que estão no seu peso ideal ou próximo dele e que tenham amigdalas relativamente grandes, sendo que quanto maior o tamanho das amigdalas, melhor será o resultado da cirurgia.

Correção de Desvio de Septo

Indicações para Correção de Desvio de Septo

A correção de desvio de septo é uma cirurgia que vem sendo cada vez mais realizada nas grandes cidades como São Paulo, devido à frequência dos casos de rinite nestes locais. A rinite leva a um aumento dos cornetos, quadros alérgicos e de sinusite crônica. Esta intervenção é feita com endoscópio, câmera e pinças específicas e sem nenhum corte externo.

Estapedotomia

Indicações para Estapedotomia

A estapedotomia é uma cirurgia para otosclerose onde, por meio de prótese, se corrige a perda condutiva da audição devido à rigidez da cadeia ossicular.

Tubo de ventilação

Indicações para Tubo de ventilação

A cirurgia do tubo de ventilação é uma das cirurgias mais realizadas na infância, para dois problemas comuns: otite média serosa e otite média aguda de repetição. Esta cirurgia deve ser realizada ainda na infância, uma vez que restaura a audição imediatamente nessa fase. O procedimento consiste em colocar na membrana timpânica um tubinho para ventilação por um período de 4 a 6 meses. Em alguns casos, esse tubo pode ficar por até um ano sem problemas.

Cirurgia para Sinusite

Indicações para Cirurgia para Sinusite

A cirurgia para sinusite é realizada com a técnica FESS – Functional Endoscopic Sunus Surgery que consiste na abertura ou ampliação dos óstios de drenagem dos seios da face quando acometidos por um processo infeccioso crônico ou recorrente. Com esta cirurgia, o paciente obterá uma melhor ventilação dos seios da face e consequente melhora na qualidade de vida.

Andenoamigdalectomia

Indicações para Andenoamigdalectomia

A adenoamigdalectomia é a remoção das amigdalas e adenóides quando necessário. As amigdalas são órgãos linfóides que compõem o anel linfático de Waldeyer. Elas se localizam na parede lateral da farínge e podem ser alvo de infecção, principalmente em crianças. Estas infecções podem ser bacterianas ou virais acompanhadas de febre, astenia e dor de garganta com dificuldade para deglutir. Quando a causa for bacteriana o tratamento consistirá em tratamento com antibióticos e antiinflamatórios.

Timpanoplastia

Indicações para Timpanoplastia

A timpanoplastia é uma cirurgia para a correção (fechamento) de perfuração da membrana timpânica. No entanto, na maioria dos casos, este procedimento não proporciona uma melhora na audição.

Polissonografia

Indicações para Polissonografia

A polissonografia é o exame padrão-ouro para avaliar a qualidade do sono e realizar o diagnóstico de distúrbios do sono (como a Apneia Obstrutiva do Sono). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O exame é realizado através de sensores colocados sobre a pele usados pelo paciente durante uma noite de sono. Esses sensores são colocados por meio do uso de esparadrapos anti-alérgicos e um clipe no dedo, que auxiliam no registro dos dados.