A dor de garganta normalmente está relacionada com inflamações dos orgãos próximos como a faringe, laringe e amígdalas. As inflamações pode estar relacionada a causas alérgicas, virais ou bacterianas. Conheça cada uma:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Virais: É muito comum em casos de gripe e resfriados comuns e costumam apresentar dificuldade para engolir e tosse associada. Normalmente regridem espontaneamente e não causam complicações. As principais recomendações são repouso e grande ingestão de líquidos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Bacterianas: Costumam afetar a laringe, faringe e amígdalas, além dos sintomas citados pode apresentar também placas brancas caracterizando a presença de pus. Nesses casos o uso de antibióticos é essencial, evitando complicações como a febre reumática.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Alérgica: Muito comum em quadros de rinite, costuma ser mais superficial e apresenta rouquidão, sensação de ranhura na garganta e dor ao engolir. Costuma regredir espontaneamente associado ao tratamento para a crise alérgica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seja qual for o quadro, apenas um médico pode identificar qual a real causa e indicar as orientações necessárias. Evite a automedicação!