A higiene do sono consiste em técnicas aplicadas com o objetivo de preparar o corpo para a hora de dormir e alcançar um sono mais saudável.
- A prática é recomendada para todas as pessoas, por apresentar um impacto muito positivo, mas pode ser ainda mais benéfica para pessoas com enfermidades que têm como consequência a má qualidade do sono, como fribromiálgicos, por exemplo.
- Para encontrar a higiene do sono ideal para você, faça testes, defina um horário para dormir e acordar, evite usar eletrônicos depois de se deitar e crie uma rotina relaxante, faça coisas que te ajudem a se desligar e relaxar, como tomar um banho morno e ler um livro acompanhado de um chá calmante.
- Praticar exercícios físicos também melhora a qualidade do sono. Outra dica importante é ensinar ao cérebro que a cama é para descanso, trabalhar na cama não é recomendado.
A higiene do sono pode ser implementada na sua rotina aos poucos, é preciso ter paciência. O tempo que você leva entre deitar na cama e adormecer é uma das melhores maneiras de saber se a sua higiene está funcionando.