Cuidado com o uso constante de descongestionante nasal.

Cuidado com o uso constante de descongestionante nasal.

24/11/2022 às 19:46:12

Quando o nariz entope, muita gente recorre ao descongestionante nasal para aliviar o incômdo. Entretanto, o uso contínuo pode trazer consequências para a saúde.

  Em excesso, o descongestionante pode provocar lesões na mucosa. Isso gera uma dependência do medicamento, o que impacta em riscos cardiovasculares, como taquicardia e angina.

  E por que viciamos nos descongestionantes? Quando pingamos o descongestionante, os vasos se contraem, desincham e sobra mais passagem do ar.

  O problema é que logo os vasos voltam a inchar e o nariz entope de novo. Com o tempo a pessoa vai precisar de doses cada vez maiores para o remédio fazer efeito.

 Em criança, o uso do descongestionante pode até matar, por isso não é indicado. A superdosagem pode levar a reações cardiovasculares e até a um choque, com falta de ar e parada cardíaca.

 De acordo com os médicos, a melhor maneira de limpar o nariz é com soro fisiológico a 0,9%. Duas vezes ao dia (manhã e noite) são suficientes para uma pessoa saudável, sem rinite ou qualquer outra inflamação, manter o nariz limpo e descongestionado.

 

 

Acesse:  www.rinomed.com.br


Av. Leôncio de Magalhães, 1004, Jardim São Paulo
 (11) 2337-3777
Whatsapp (11) 97958-0066 
São Paulo - Sao Paulo